Balneário Camboriu

Localizado no litoral de Santa Catarina, o Balneário é conhecido por suas diversas opções de lazer, para públicos de todos os tipos e idades.

Balneário Camboriú é um município da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, no litoral norte do estado de Santa Catarina, no Brasil. Possui, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2014, uma população de 124 557 habitantes, sendo o 11º município mais populoso do estado e o 2º menor em área total.
Destaca-se como o município com maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2 350 habitantes por quilômetro quadrado. Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 120 000 habitantes, sua estrutura de casas, edifícios e hotéis comporta aproximadamente 500 000 pessoas, marca ultrapassada nas noites de Réveillon.

Balneário Camboriú é o segundo município em qualidade de vida de Santa Catarina e quarto no Brasil

História

Os primeiros habitantes da região foram povos coletores, os quais foram derrotados, por volta do ano 1000, pelos índios carijós. Estes, por sua vez, foram escravizados a partir do século XVI pelos colonos vindos de São Vicente[10]. A ocupação definitiva da região começou com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa e o povoamento de origem europeia da região teve início em 1758, quando luso-açorianos e algumas famílias procedentes de Porto Belo se estabeleceram no local denominado Nossa Senhora do Bonsucesso, mais tarde chamado de Barra. Em 1836, chegou ao local Thomaz Francisco Garcia, com sua família e alguns escravos. Vem daí a antiga denominação de Garcia, pela qual o lugarejo ficou conhecido. Em 1848 passou a ser distrito da cidade de Itajaí, chamado de Bairro da Barra, com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Em 1884 foi desmembrado de Itajaí, originando a cidade de Camboriú. Atraídas pela fertilidade do solo e pelo clima, vieram famílias de origem alemã, procedentes do vale do Itajaí.

Parque Ambiental

Em 1930, pela situação geográfica privilegiada, iniciou-se a fase de ocupação da área preferida pelos banhistas e, dois anos depois, foi construído o primeiro hotel, na confluência das atuais avenidas Central e Atlântica.
A criação do município de Balneário Camboriú ocorreu apenas em 1964, quando o distrito de Praia de Camboriú se emancipou de Camboriú, mas manteve o mesmo nome antecedido pelo adjetivo "Balneário". O topônimo inicial do município, "Balneário de Camboriú", foi alterado em 1979 para "Balneário Camboriú".
A população atual é uma mistura de descendentes de alemães, poloneses, portugueses e italianos.

Cultura

Balneário Camboriú tem sua origem cultural na base luso-açoriana. Entre as manifestações locais, estavam: Folguedo do Boi-de-Mamão, Cantorias de Terno-de-Reis, tecelagem em tear de pente-liço, cerâmica artesanal ou louçaria de barro, fabricação de farinha de mandioca em engenho, pesca artesanal de tainha, brincadeira do boi. Na gastronomia, estavam as derivações de pratos a base de frutos do mar e farinha de mandioca, como a sopa de siri, pirão com peixe, tainha escalada (tainha cortada pelo dorso, salgada e seca ao sol, assada na grelha), sopa e bolinho de peixe, sardinha frita, em conserva ou a jato. Essas manifestações ainda são percebidas no Bairro da Barra e nas praias do sul.
Devido à migração de pessoas motivadas pela vida no litoral, a partir da década de 1960, houve um significativo aumento demográfico, agregando outras apropriações culturais às manifestações locais, contribuindo para a formação da diversidade cultural da cidade, principalmente na região central.

Hoje, é comum a prática de bocha e do dominó na praia entre as pessoas mais maduras, e atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, passeios de bicicleta, skate, roller, para os moradores da região central. Durante o verão, o município é tomado por turistas de várias partes do Brasil, bem como de outros países, especialmente do Paraná, Rio Grande do Sul, Uruguai, Chile e Argentina, que, no alto verão, são em maior número que os próprios moradores. Além da praia, a vida noturna é bastante importante. A parte sul da cidade, bem como seus arredores, é muito conhecida pelas casas sertanejas e baladas mundialmente conhecidas.

Atrações para Todos Os Gostos

Veja o que você, sua família ou amigos podem desfrutar em Balneário Camboriú e Região

Ecoturismo e Turismo rural em Camboriú

Em Camboriú você pode aproveitar toda a abundância da natureza e o aconchego do turismo rural, estando a apenas 4 km da infraestrutura turística de Balneário Camboriú. O Pico da Pedra, a 678 metros de altitude, é considerado um dos melhores pontos para o voo livre em Santa Catarina e em dias de céu claro é possível visualizar as cidades vizinhas e até mesmo Florianópolis.

Cachoeiras, cascatas e parques com pesque-pague completam o seu roteiro pela cidade que tem desenvolvido ótima estrutura para receber o turista nos últimos anos.

Parque Unipraias

Um dos símbolos do turismo turismo em Santa Catarina, o complexo com 202.000 m² de área total (132.000 m² de Mata Atlântica preservada), compreende 3 estações que se interligam através de 47 bondinhos aéreos, percorrendo 3,25 km a uma altura máxima de 240 metros com uma incrível visão de Balneário Camboriú. Quiosques, mirantes e lojas de souvenir são algumas das facilidades encontradas em seu interior.

Para os amantes de emoções fortes uma voltinha no Youhooo! (o mais modernos trenós de montnha do mundo) e a prática de arvorismo são recomendadas. Outro atrativo é a Praia de Laranjeiras que, além de bela, possui excelente infraestrutura.

Cristo Luz

Um dos símbolos de Balneário Camboriú, o Cristo Luz é um grandioso monumento (33 metros) retratando a figura de Jesus Cristo erguido sobre o Morro da Cruz a 155 metros do altura. Em sua mão esquerda possui um canhão de luz, que simboliza o sol e proporciona maravilhoso espetáculo de luzes à noite. Além disso, tem-se do Cristo um deslumbrante vista do mar e da cidade de Balneário Camboriú.

No local há um pavilhão de eventos, restaurante panorâmico, pizzaria com forno à lenha, lanchonete e estacionamento para 500 carros. Um dos mais importantes pontos de turismo em Santa Catarina.

Interpraias

Percorrer os 14 Km da Rodovia Interpraias é um convite ao encatamento! Pode-se dizer que a estrada que liga Balneário Cambroiú e Itapema é uma das mais belas estradas do Brasil. São 6 praias de paisagem agreste onde o azul cristalino do mar contrasta com o verde de suas montanhas, cobertas por uma densa mata atlântica.

Destaque para as praias do Estaleirinho que possui bons restaurantes, Pinho que foi a primeira praia de naturismo do Brasil e Laranjeiras, com sua excelente infraestrutura e trapiche de onde saem passeios de escuna.

Green Valley

Localizada na cidade de Camboriú, a Green Valley foi eleita como o melhor club do mundo. Inaugurada em 2007, possui uma área de 10 mil m² que acomodam lagos, pistas de dança, camarotes, bares, banheiros, loja, praça de alimentação e um palco com equipamentos de ponta e alta tecnologia.

Atrai pessoas de todo o Brasil em busca de boa música e diversão em suas festas mais do que concorridas.